Tecnifisio Lagos – Fisioterapia Multidisciplinar

Email

info@tecnifisio.com

Contacto

(+351) 912 547 075

Women doing pilates on the beach in lagos

Nos últimos tempos o pilates começou a ser mais conhecido e difundido pela população, adquirindo cada vez mais praticantes. Mas, na verdade, este é um método que já conta com mais de 100 anos de existência, criado por Joseph Hubertus Pilates nos anos 1920.

A história

Joseph Pilates nasceu em 1883, na Alemanha, mas infelizmente foi sempre uma criança doente, sofria de asma e de problemas do foro reumatológico, portanto dedicou toda a sua juventude à melhoria da sua condição física tornando-se num jovem muito ativo, que privilegiava prática de exercício físico ao ar livre, utilizando calções ou cuecas de forma a promover a síntese de vitamina D (proveniente do sol).

Além de ter conhecimentos de musculação, yoga, artes marciais e ginástica, Joseph começou a estudar intensamente anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa, que teve uma grande influencia no desenvolvimento do método de pilates.

Em 1912 mudou-se para a Inglaterra, e passados dois anos, durante a 1ª Guerra Mundial, foi preso tendo estado num campo de internamento de presos de guerra na ilha Man, onde começou a desenvolver o seu plano de exercícios de pilates.

Joseph começou por idealizar os exercícios com resistência através das molas de camas e colchões, que mais tarde deram origem aos equipamentos grandes de pilates como o cadilac e o reformer.

Em 1929, juntamente com a sua esposa Anna Klara Zeuner, fundaram um estúdio em Nova York, perto da Broadway, que contou com vários praticantes bailarinos. Inicialmente a sua técnica era designada de contrologia, por utilizar a mente para controlar o corpo.

Seguiu-se a publicação do seu primeiro livro, em 1934, “Your Health” e em 1945 o segundo livro de seu nome “Return to Live Through Contrology”. Na década de 60 o método tornou-se popular, sendo também conhecido fora de Nova York.

Aos 83 anos, Joseph faleceu por complicações de saúde devido a um incendio no estúdio, mas a sua esposa continuou a levar o seu legado pelo mundo fora!

Pilates nos dias de hoje…

Constata-se que a população que originalmente começou a trabalhar com este método, nomeadamente bailarinos e ginastas, já não é o mesmo que procura a sua utilização no presente (ou pelo menos, não só).

A população idosa, grávidas, crianças e principalmente pessoas com situações clínicas como dor lombar ou outras disfunções do foro músculo-esquelético, são grandes adeptos do Método Pilates.

Assim sendo, surgiu a necessidade de modificar os exercícios, decompondo cada exercício em diferentes dificuldades, para que cada individuo possa iniciar a sua recuperação e aprendizagem em graus mais simples e ir evoluindo de acordo com as suas capacidades e melhorias.

A essa modificação chamamos Pilates Clínico, para o qual acreditamos que a realização de uma avaliação individual inicial e periódica, por um fisioterapeuta especializado, é de extrema importância.