A terapia BTL por Ondas de Choque é a nova solução não-invasiva para a dor músculo-esquelética crónica, sendo frequentemente utilizada na Fisioterapia, Ortopedia e Medicina Desportiva. A aplicação deste tipo de terapia está principalmente associada ao tratamento de disfunções musculares e crónicas, dor nas costas e na cervical, tendo como indicações mais comuns: ombro doloroso, epicondilite, dor na lombar, dor no tendão de Aquiles, tendinite e trigger points (pontos de gatilho), entre outras.
O equipamento de Pressoterapia BTL Lymphastim trabalha segundo o princípio da pressoterapia pneumática, sendo constituído por 12 câmaras de ar que funcionam em cadeia, num sistema de compressão e descompressão, que proporcionam a estimulação da circulação linfática no corpo. Este equipamento pode ser utilizado isoladamente ou como adjuvante da Drenagem Linfática Manual.
A luz Laser é gerada por uma fonte de radiação inócua ao utente, com fins terapêuticos. A aplicação é muito precisa numa área de tratamento identificada através de meios auxiliares de diagnóstico. Pode ser utilizado para aliviar a dor pontual, melhorar a cicatrização e vascularização, diminuir os processos inflamatórios, entre outros.
A electroterapia é um equipamento que utiliza a energia elétrica, através de correntes, sendo utilizada como adjuvante da Fisioterapia. As correntes podem ser de vários tipos, dependendo do objectivo a atingir, onde destacamos a corrente contínua/galvânica, TENS (estimulação elétrica transcutânea), corrente russa, ultrassom, FES (estimulação elétrica funcional), interferencial, farádica, microcorrentes. Na maioria das situações, aplicam-se intensidades baixas (micro ou miliamperes).
Tem como principais benefícios: promover a analgesia, melhorar a oxigenação dos tecidos, diminuir a tensão muscular, estimular a contração muscular e potenciar a força muscular.
Modalidade que utiliza o calor como forma de tratamento, sendo na Tecnifisio utilizada sob a forma de parafina líquida ou calor húmido.
É benéfico para alívio de alguns tipos de dor, aumento da tensão muscular, rigidez articular, permitindo o relaxamento muscular.
A aerossolterapia consiste na colocação de uma substância ativa num copo nebulizador com a finalidade de ajudar a fluidificar secreções e/ou permitir a dilatação brônquica.
Os aerossóis são comumente utilizados como complemento das sessões de Fisioterapia Respiratória (Cinesioterapia), tanto nos adultos como crianças.