Incontinência Urinária de Urgência
A incontinência urinária designa-se pela perda involuntária de urina, ou seja, a incapacidade de controlar o fluxo urinário. Esta condição pode ocorrer em diferentes graus, desde pequenas perdas ocasionais até perdas mais significativas e frequentes, sendo necessário tratamento para qualquer um dos casos. Embora seja mais comum em mulheres e idade geriátrica, a incontinência urinária também pode afetar homens e jovens.
De acordo com a Sociedade Internacional de Continência (ICS), a incontinência urinária pode ser classificada em diversos tipos, sendo uma dessas classificações a Incontinência Urinaria de Urgência (IUU) que se caracteriza pela perda involuntária de urina juntamente com um desejo forte de urinar, podendo levar à perda de urina durante o trajeto até à casa de banho.
Nos últimos anos tem sido bastante estudado o impacto da Fisioterapia Pélvica, sendo esta área da fisioterapia a primeira linha de tratamento em qualquer disfunção pélvica. Neste caso específico, a Fisioterapia Pélvica tem como objetivo fortalecer a musculatura do pavimento pélvico e melhorar o conhecimento da mulher ou homem acerca da própria região pélvica, de forma a aumentar a sua consciência corporal.
O protocolo de tratamento é sempre individualizado e adequado às necessidades de cada utente, sendo a consulta de avaliação essencial para definir um plano de tratamento específico e eficaz, onde são discutidos os objetivos a atingir e as expetativas do tratamento.
Na Tecnifisio, temos centenas de casos de sucesso, com ótimos resultados em tratamentos de disfunções do pavimento pélvico, sendo por isso uma equipa de referência também na área da Fisioterapia Pélvica.
Referências
1. Brandt, F. T., Rinaldo, R., Brandt, C. D., & Cursino, T. (2024). Incontinência urinária de urgência no contexto da incontinência urinária de esforço. J. Bras. Ginecol, 183–184. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-60808 Fernandes, S., Coutinho, E., Duarte, J., Nelas, P., Chaves, C., & Amaral, O. (2015). Quality of life in women with Urinary Incontinence. Revista de Enfermagem Referência, N o5(IV Série), 93–99. https://doi.org/10.12707/riv14042
2. Silva, M. de M. e, Oliveira, A. T. R. de, & Peres, M. G. P. (2021). OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA PÉLVICA PARA MULHERES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA. Revista Cathedral, 3(2), 48–55. http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view /301
3. MATHEUS, L. et al. Influência dos exercícios perineais e dos cones vaginais, associados à correção postural, no tratamento da incontinência urinária feminina. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 10, n. 4, dez. 2010