Tecnifisio Lagos – Fisioterapia Multidisciplinar
Muitas vezes, pensa-se que a fisioterapia só deve estar presente no processo oncológico após a cirurgia, de forma a recuperar a mobilidade e a função do membro. Mas será realmente verdade?
Prevenção e Tratamento do Linfedema
O linfedema é uma condição comum após a cirurgia e radioterapia para o cancro de mama. Algumas técnicas aplicadas para melhorar o linfedema são a drenagem linfática manual e a aplicação de métodos de compressão como as bandas multicamadas, visto reduzirem a acumulação de líquidos e consequentemente aliviando os sintomas associados.
Recuperação da amplitude de movimento e força muscular
Procedimentos cirúrgicos como mastectomia, cirurgia conservadora da mama ou a própria reconstrução mamária, podem levar à limitação da mobilidade do ombro e braço. A fisioterapia vai ultrapassar essa dificuldade através de mobilização precoce e exercícios progressivos que contribuem para a recuperação funcional e melhoria da qualidade de vida.
Redução da Dor
Algumas técnicas como terapia manual, libertação miofascial e exercícios específicos ajudam no controlo da dor pós-operatória e promovem o bem-estar geral, reduzindo tensões musculares e desconfortos causados pelo tratamento oncológico.
Exercício Físico e Redução do risco de Recidivas
Pesquisas recentes sugerem que a prática de exercícios supervisionados melhora a função cardiovascular, reduz a fadiga relacionada com o cancro e pode contribuir para a diminuição do risco de recorrência da doença. Atividades aeróbicas e de resistência são recomendadas de forma adaptada às condições individuais de cada paciente. Na Tecnifisio, utilizamos o Pilates Clínico adaptado, que designamos de Onco-Pilates.
Saúde Mental e Bem-Estar
Além dos benefícios físicos, a fisioterapia também tem impacto positivo na saúde mental das pacientes, devido aos benefícios provinientes da atividade física (reduzir a ansiedade, depressão e melhorar a autoestima), mas também pelo apoio e disponibilidade que a fisioterapeuta dá.
Na Tecnifisio, o utente passa por uma avaliação com uma fisioterapeuta especializada em Oncologia, onde é estabelecido um plano de tratamento adaptado às necessidades de curto ou longo prazo. Normalmente o utente já se encontra a realizar fisioterapia oncológica, pelo que o Onco-Pilates é inserido no tratamento como ferramenta de reabilitação.
O Onco-Pilates é uma abordagem que combina os benefícios do Pilates com o exercício físico. Esta modalidade é altamente versátil, adaptando-se a diferentes níveis de condição física. Além disso, prepara o paciente para a possibilidade de migrar para um grupo de Pilates Clínico ou até praticar atividades físicas mais intensas no futuro.
As sessões de Onco-Pilates podem ser realizadas individualmente ou em grupo, oferecendo uma abordagem personalizada e apoiada por profissionais especializados em oncologia.