Tecnifisio Lagos – Fisioterapia Multidisciplinar

Email

info@tecnifisio.com

Contacto

(+351) 912 547 075

Nutrição Oncológica

A Importância da Nutrição Oncológica

Nutrição Oncológica

A Nutrição Oncológica é a área da nutrição especializada no suporte alimentar de pessoas diagnosticadas com qualquer tipo de cancro, visando otimizar o estado nutricional, melhorar a qualidade de vida e auxiliar durante as várias fases do tratamento oncológico.

Quem deve recorrer à Nutrição Oncológica?

Qualquer pessoa diagnosticada com câncer pode se beneficiar deste acompanhamento, incluindo:

  • Pacientes recém-diagnosticados que precisem de fortalecer o organismo antes dos tratamentos;

 

  • Pacientes que estejam a realizar tratamentos oncológicos ativos (quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, hormonoterapia), que podem sofrer efeitos colaterais como, ganho ou perda de peso, náuseas, perda de apetite, fadiga e alterações gastrointestinais;

 

  • Sobreviventes de cancro que buscam uma alimentação equilibrada para recuperação e prevenção de recidivas;

 

  • Familiares e cuidadores que desejam entender como oferecer uma alimentação apropriada ao paciente, e em simultâneo adequar a alimentação familiar tornando-se uma adaptação sustentável a todos.

 

A Nutrição Oncológica é necessária quando?

Em todas as fases, desde que existe um diagnóstico. O nutricionista vai acompanhar o paciente durante todas as fases, adaptando as escolhas e rotina alimentar às especificidades do momento da jornada oncológica.

🔹 No diagnóstico: Uma alimentação adequada fortalece o sistema imunitário para enfrentar os tratamentos e assim reduzir o risco de complicações.

🔹 Durante os tratamentos: Existem aspetos que podem sofrer alterações, nomeadamente a massa muscular, o apetite, o paladar, a absorção de nutrientes, entre outros. Também se verificam alterações físicas, como efeitos secundários dos tratamentos, como as mucosites, xerostomia, diarreia/obstipação. Para além disso, está comprovado que podem ocorrer interações entre nutrientes/alimentos e os próprios medicamentos utilizados para os tratamentos oncológicos. Por estes motivos, é essencial o acompanhamento nutricional especializado de forma a contornar as consequências comuns dos tratamentos e também para otimizar os efeitos das terapias.

🔹 No pós-tratamento: Uma alimentação individualizada a cada paciente, de acordo com as suas especificidades, contribui para a recuperação e minimização das sequelas provenientes dos tratamentos, manutenção da saúde metabólica e padrões inflamatórios, e ainda a prevenção de recidivas.

 

O acompanhamento nutricional deve ser sempre individualizado, considerando as necessidades específicas de cada paciente, tendo em vista o principal objetivo de apoiar, acompanhar, aconselhar o paciente, e ainda assegurar a melhoria da saúde e da qualidade de vida do mesmo. 

Na Tecnifisio, temos o prazer de ter na equipa uma Nutricionista especializada em Oncologia, que está pronta para o receber. Basta entrar em contacto connosco e agendar a sua consulta.

Nutrição Oncológica